(19) 3913-9393

saude.ouvidoria@itapira.sp.gov.br
CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE EM ITAPIRA

DATAS: Em 2019, as datas das coletas são as seguintes: 14 de fevereiro, 11 de abril, 13 de junho, 15 de agosto, 16 de outubro e 19 de dezembro.

REALIZAÇÃO: O procedimento é realizado pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) em parceria com o Banco de Sangue do Hospital Municipal.

LOCAL: As etapas bimestrais acontecem sempre na sede do Lions Club, que fica na Rua Tereza Lera Paoletti, 480, no Jardim Bela Vista. A coleta acontece entre 9h00 e 12h00, mas a distribuição das senhas começa mais cedo, a partir das 7h00.

QUEM PODE DOAR: pessoas com idade entre 16 e 69 anos de idade que estejam em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos, não possuir comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue. Não podem ter feito endoscopia, colonoscopia, tatuagem ou colocado piercing há menos de 12 meses. Nos casos de dengue, zika vírus, chikungunya, o intervalo mínimo é de 30 dias após a cura para fazer a coleta. O mesmo prazo vale para quadros gripais com febres, infecções e administração de medicamentos. Para os que tiveram resfriados, o Hemocentro pede que a doação seja feita depois de pelo menos uma semana da ausência total dos sintomas. Para mais detalhes sobre os requisitos básicos, acesse o site do Hemocentro da Unicamp (https://www.hemocentro.unicamp.br/perguntas-frequentes/duvidas-mais-frequentes-dos-doadores/)

COMO DOAR: os interessados devem comparecer ao local da coleta com um documento oficial com foto. Quem tem idade entre 16 e 18 anos deve comparecer ao local acompanhadas dos pais ou do responsável legal. Cada doador fornece uma bolsa com 450 ml de sangue. Todos os candidatos passam pelo cadastro, triagem médica com aferição de pressão, teste de anemia e de condições físicas, entrevista sigilosa e recebem um lanche. Para cada doação, é preciso manter um intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.

IMPORTANTE: Existe uma limitação de material, equipe e tempo de coleta, porém é possível que em etapas que atraem grande número de voluntários ocorra a dispensa de candidatos.

OUTRAS INFORMAÇÕES - Para esclarecer dúvidas e obter mais orientações sobre a campanha, favor entrar em contato pelo telefone 0800-722-8432.


Rua João de Moraes, 490 - Centro - Itapira - SP - CEP. 13970-903 - Telefone: (19) 3843.9100
Secretaria de Administração - Departamento de Tecnologia da Informação - Todos os direitos reservados