Tarifa do transporte público tem reajuste a partir do dia 20
10/05/2019  -  Defesa Social

Foi publicado no Jornal Oficial desta sexta-feira, 10 de maio, o Decreto nº 063 que reajusta a tarifa do transporte coletivo urbano. A partir do dia 20, o valor cobrado em todos os itinerários será de R$4,50.

O reajuste foi uma solicitação da empresa de transportes, que em novembro do ano passado encaminhou um pedido para que houvesse o reajuste a fim de cobrir os reais custos de serviço. Através de uma planilha de custos e receitas, a empresa chegou ao valor de R$5,93, mas sugeriu que o reajuste fosse de R$4,84.

Após inúmeras tratativas entre as partes - empresa e Prefeitura - que ocorrem desde novembro do ano passado, pesquisa dos preços vigentes do transporte público em cidades da região com o mesmo porte de Itapira e chegou-se ao valor aplicado no decreto. "Sabemos que reajustes são ruins para o usuário, mas infelizmente os custos para a empresa também aumentam no período e há a necessidade de se cobrir isso. Ainda assim, aplicamos uma tarifa que fica bem próxima do índice inflacionário verificado no período dos últimos 15 meses e não muito diferente de algumas cidades da região do mesmo porte de Itapira, como Pedreira que é R$4,80, Jaguariúna a R$4,60 e Mogi Guaçu, que a tarifa também é de R$4,50", comentou o Prefeito Paganini.