Sala de Mamografia é inaugurada na sexta e exames já começam na próxima semana
07/05/2019  -  Saúde

Será inaugurada nesta sexta-feira, 10 de maio, a Sala de Mamografia 'Vanda da Silveira Moraes Soriani'. Instalado no setor de Raio-X do Hospital Municipal, o novo espaço abriga o mamógrafo adquirido pela Secretaria Municipal de Saúde que entrará em funcionamento já na próxima semana.Inicialmente, serão realizados 25 exames ao dia, de segunda a sexta-feira, mediante agendamento da UAC (Unidade de Avaliação e Controle) da Secretaria de Saúde.

Com uma média de 500 exames realizados ao mês, a previsão é que a fila de espera do exame no município seja zerada em três meses ou menos, pois a pasta dará continuidade à parceria com prestadores (AME e Santa Casa de Itapira) e estuda a ampliação de técnicos e da oferta de exames ao dia. As primeiras pacientes que já estão com pedido aguardando agendamento começarão a ser convocadas nos próximos dias.

Diferente do preconiza o Ministério da Saúde - que mulheres com 45 anos ou mais e sem fatores de risco façam o exame a cada dois anos - em Itapira o exame será realizado em todas as pacientes mediante pedido do médico ginecologista. Todos os agendamentos serão feitos pela UAC.

Diagnóstico

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil. Também acomete homens, porém é raro e representa menos de 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Segundo dados do Datasus, em 2016 foram registrados 16.069 óbitos em mulheres no Brasil decorrentes de neoplasia maligna de mama. O auto exame e a mamografia são os principais meios de se detectar alterações mamárias. Exames complementares como ultrassonografia e/ou biópsia também auxiliam no diagnóstico da neoplasia.