Comdema realiza II Seminário de Sustentabilidade Ambiental
14/03/2019  -  Agricultura e Meio Ambiente

O Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) de Itapira realiza na próxima terça-feira, 19, o II Seminário de Sustentabilidade Ambiental "Água: Desafios para a preservação". O encontro acontece das 19h00 às 22h00 no Auditório do Museu de História Natural de Itapira, situado no interior do Parque Juca Mulato.

Com palestras educativas sobre o tema, o seminário faz parte do Programa de Sustentabilidade Ambiental do Comdema, que além de prever atividades no mês de março em referência ao Dia Mundial da Água (celebrado dia 22) e das Florestas, também contará com ações em setembro em comemoração ao Dia da Árvore e Dia da Defesa da Fauna.

"Segundo relatório da Organização Mundial de Saúde e da UNICEF, cerca de 1,5 milhão de crianças morrem anualmente por problemas relacionados à água - seja por falta dela ou pela ingestão de água de má qualidade. Outro relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente revela que cerca de 1 bilhão de pessoas, especialmente na África, usa fontes de água impróprias para o consumo. Enquanto isso, em países ricos, o consumo de água é exagerado. Nesse seminário abordaremos essas questões e também outros temas relacionados à preservação da agua", afirmou o presidente do conselho, o biólogo Anderson Martelli.

Após a realização das palestras, haverá espaço para debate com  a plateia.

Palestras

"Comdema e sua interface no município" - Anderson Martelli, biólogo e presidente do Comdema

"Sistemas Agroflorestais e Proteção das Águas" - Maria Odete Ap. Melo, bióloga e representante da ONG AIPA Ambiental

"Projeto Nascente e Conservação do Solo: experiências e implantação em Itapira" - Antônio Marcos A. de Oliveira e Luis Antonio Dias de Sá, engenheiros agrônomos - CATI