Parceria entre Prefeitura e Sicredi
31/01/2019  -  Governo

O prefeito José Natalino Paganini se reuniu na manhã desta terça-feira, 29, com o Gerente de Agência da Sicredi Itapira, Gilberto Carlos do Amaral, com o Gerente de Negócios Carlos Fernando Bernardo dos Santos, com a Secretária de Educação, Maria Elizabeth Brianti de Melo, e com o Secretário de Cultura e Turismo, Ricardo Pecego.

O encontro foi agendado para analisar o andamento das diversas parcerias que a Prefeitura mantém com a cooperativa desde o início de 2017, das quais já estão em andamento a Caravana Kids - que promove a educação financeira das crianças - e o de condições especiais de crédito consignado para servidores públicos. Em fase final de implantação e execução se encontram o Projeto Plantio de Mil Árvores em parceria com a SAMA (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente) e a parceria com o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itapira) para o recebimento das contas de água nas agências da Sicredi.

O quinto projeto que vem sendo discutido entre a Prefeitura - através da Secretaria de Educação - é o Programa União Faz a Vida, cujas tratativas se iniciaram ainda em 2018 com a ex-secretária Nadir Martins da Silva Lavoura. "Esse programa é algo totalmente novo no município e no ano passado fizemos o contato com a Secretária de Educação. Ela sinalizou o interesse, mas tivemos que esperar o término do ano por conta de uma parceria com outra empresa que já estava ocorrendo nos mesmos moldes", explicou o gerente Gilberto Carlos do Amaral.

O Programa A União faz a Vida é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi e objetiva construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania e tem como objetivo principal garantir a implementação das práticas educativas em escolas e salas de aula. Há mais de 20 anos é desenvolvido em diferentes estados brasileiros através da educaçao cooperativa, colaborando para a educação integral de crianças e adolescentes por meio de parcerias com as secretarias de Educação ou instituições educacionais do município. "Esse programa tem um sistema um pouco mais burocrático e demorado de adesão, que gera uma fila de espera para os municípios que confirmam o interesse. Uma equipe da Sicredi é encaminhada ao município para o contato com os gestores e, então, dá-se a continuidade do processo", explicou Amaral.

O prefeito José Natalino Paganini destacou a importância de todas as parcerias: as que já estão em atividade e as que estão em processo de execução. "São benefícios em diferentes áreas para a população itapirense. Essa nossa parceria, que nasceu lá no início de 2017, só vem crescendo e se fortalecendo ao longo desse período e cada vez rende frutos melhores. Só temos a agradecer a Sicredi por todo o apoio e tenho certeza que muitas coisas boas ainda estão por vir".