ITAPIRA, CIDADE DE MAIOR DESENVOLVIMENTO NA REGIÃO
05/12/2018  -  Desenvolvimento Econômico

SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO DIVULGA ÍNDICE DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS E APONTA ITAPIRA COMO A CIDADE DE MAIOR DESENVOLVIMENTO NA REGIÃO.

Dos 645 municípios paulistas, Itapira aparece como a 73ª colocada no ranking que avalia o desenvolvimento das cidades e define o índice de participação dos municípios no repasse do ICMS (Imposto de circulação de mercadorias e serviços) pelo Estado. Itapira obteve crescimento de 7,38% o que lhe rendeu cinco posições no ranking em comparação ao ano anterior. Estes números colocam a cidade como a primeira na região em desenvolvimento. Comparando as cidades vizinhas, Mogi Guaçu teve uma variação negativa do índice em menos 1,22%, em Mogi Mirim a variação positiva foi de 0,22%, em Amparo 2,96. Destaque-se que o principal componente do IPM é o valor agregado (variação entre os insumos adquiridos e as vendas das empresas) com peso de 76%, neste item, Itapira ocupa a 66ª no ranking estadual e novamente é o destaque regional com evolução de 17,75% de crescimento. Segundo o prefeito José Natalino Paganini, vários fatores vêm contribuindo para este resultado: "Desde 1997, época do então prefeito Barros Munhoz nossa cidade iniciou a criação de um parque industrial bem diversificado que foi evoluindo por todos estes anos, com o aquecimento da economia, mesmo que ainda de forma lenta, já conseguimos sentir os resultados positivos". O ICMS é a maior fonte de arrecadação dos municípios paulistas.