Gestores culturais se reúnem para três dias de curso
28/11/2018  -  Cultura

A Casa da Cultura 'João Torrecillas Filho' recebeu no último fim de semana a Jornada de Gestão Cultural. A programação contemplou três dias de palestras e cursos voltados principalmente para gestores culturais, produtores, captadores, artistas, estudantes de artes e interessados no assunto. O evento ocorreu através de parceria com a Poiesis e Oficinas Culturais do Governo do Estado de São Paulo.

Na avaliação do Diretor de Cultura do município, Ricardo Pecego, essa jornada teve um diferencial do seminário realizado em dezembro de 2017, cujos objetivos eram semelhantes no quesito de trazer profisisionais e produtores para discutir questões da área de produção cultural e captação de recursos. "O evento teve muita informação, mas com foco diferenciado do ano passado, quando foi discutido principalmente as leis de incentivo. Nesse, o que ficou claro é como a cultura movimenta o mercado e dicas práticas de como gerir um empreendimento cultural, desde o plano de negócios aos médotos de financiamento", pontuou. Em relação ao público presente, Pecego apenas lamentou a ausência de muitos inscritos. "Tivemos um número de pessoas inscritas para as atividades muito superior ao público presente. Mas quem esteve lá relatou que o encontro foi muito produtivo e esclarecedor", afirmou.

Na sexta-feira, a programação foi aberta com Natalie Assad, co-fundadora da plataforma de financiamento coletivo Partio.com.br. Ela ministrou a palestra 'Financiamento Coletivo para Projetos Culturais' e abordou técnicas e métodos de otimização e potencialização de projetos em processo de Crowdfunding com apresentação de casos de sucesso e aspectos históricos do tema.

No sábado e no domingo, Leo Moraes, idealizador e proprietário da casa de shows mineira 'A Autêntica' e sócio fundador da produtora Pato Multimídia, ministrou o curso 'Empreenda: Estratégias, Plano de Negócios e Pitching'. Com exercícios práticos e exposição de casos concretos, o curso teve como objetivo ampliar o olhar dos participantes para a inovação e para novas perspectivas de negócios voltados para os mercados de cultura, entretenimento e economia criativa, que vivem um momento de ebulição no país.

Todas as atividades foram gratuitas e encerradas por volta das 16h00 de domingo.

Rua João de Moraes, 490 - Centro - Itapira - SP - CEP. 13970-903 - Telefone: (19) 3843.9100
Secretaria de Administração - Departamento de Tecnologia da Informação - Todos os direitos reservados