Conferência debate ações para crianças e adolescentes
23/11/2018  -  Promoção Social

O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) realiza na próxima quarta-feira, 28, a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que neste ano traz como tema "Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências". O evento é aberto à toda a população e será abrigado no auditório do campus central do Uniesi (Centro Universitário de Itapira), situado à Avenida Rio Branco, 99, Centro, com início às 8h30.

A conferência municipal é uma das etapas para a Conferência Nacional que está prevista para acontecer em outubro de 2019. É a oportunidade para que representantes da sociedade civil e do poder público discutam sobre as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes no Brasil. O tema foi escolhido devido ao fato que, apesar de avanços nos últimos anos, esse ainda é um grande desafio a ser enfrentado.

Conforme explica a presidente do CMDCA, Ana Maria do Nascimento Brunialti, o encontro da próxima quarta tem como objetivo levantar propostas de ações para as crianças e adolescentes no âmbito municipal, estadual e federal. "Nossa expectativa é que surjam propostas concretas para fazer em nossa cidade para combater toda e qualquer violência contra as crianças. Esperamos que seja muito útil para nós e também para o estado e o país como um todo", afirmou.

A programação contempla palestras com profissionais da área e discussões dos cinco eixos temáticos estabelecidos pelo Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente): 1 - Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; 2 - Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; 3 - Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; 4 - Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; 5 - Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

Todas as propostas levantadas na conferência municipal serão levadas para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e órgãos responsáveis e também para as conferências estadual e nacional. "Esse é um momento muito importante, quando reunimos representantes de diferentes segmentos para discutir ações no cuidado com a criança e o adolescente. Esperamos contar com a presença de muitas pessoas para que possamos discutir juntos o futuro dessa parcela da nossa população", concluiu Ana.

8h30 - Abertura

09h00 - "Consequências da violação dos direitos da criança e do adolescente" - Dra. Taís Silveira Moriyama (psiquiatra)

10h00 - Coffee break

10h30 - "O que é violação de direitos?" - Atílio Frassetto Júnior (advogado) e Nilza Aparecida Osti Fracarolli (psicopedagoga)