OUTUBRO ROSA, MOMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO E AÇÃO
05/10/2018  -  Saúde

Na noite do dia (02) aconteceu o lançamento do " Outubro Rosa", movimento popular internacional que surgiu nos EUA nos anos 90 com o objetivo claro de conscientizar e mobilizar a população, empresas e entidades na luta contra o câncer de mama.
Em 2002 o movimento ganhou força no Brasil, tendo como marco a iluminação na cor rosa do Obelisco do Parque do Ibirapuera em São Paulo. Um alerta que vem se repetindo ano a ano em diversas cidades brasileiras, ampliando a prevenção.
Nossa cidade está engajada nesta luta, desde 2014 através da Associação Pétalas de Rosa, uma cadeia fraternal de apoio e atenção a pacientes e ex pacientes, uma grande corrente do bem que leva através de eventos e palestras, informações sobre a importância do diagnóstico precoce.
O evento teve como palestrante a advogada Maíra Calidone Recchia Bayod, que abordou os principais direitos relacionados a pacientes com câncer em especial as mulheres e destacou as políticas públicas referentes ao tratamento.
O prefeito José Natalino Paganini participou do evento e destacou a importância do trabalho realizado pela Pétalas de Rosa e o funcionamento do Hospital Municipal e da rede básica de saúde no atendimento integral a mulher: " Realizamos em média 9115 consultas ginecológicas por ano, 5201 exames de Papanicolau, 1240 mamografias. E neste ano através de um processo interno de gestão e economia e no momento em que conseguimos o credenciamento junto ao Ministério da Saúde, estamos adquirindo um mamógrafo e montando toda a estrutura física e de equipes para ampliar ainda mais o atendimento", finalizou Paganini.

Rua João de Moraes, 490 - Centro - Itapira - SP - CEP. 13970-903 - Telefone: (19) 3843.9100
Secretaria de Administração - Departamento de Tecnologia da Informação - Todos os direitos reservados