Exposição Aves da Mata Atlântica
05/06/2018  -  Cultura

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta terça-feira 5 de junho, a exposição Aves da Mata Atlântica, produzida pela Agência Ambiental Pick-upau, chega ao Senac Itapira com a exibição de imagens de 25 aves de várias famílias da avifauna, um dos biomas mais ameaçados do Planeta. A mostra, que pode ser visitada gratuitamente de 4 a 8 de junho, já esteve em cartaz em outras unidades do Senac.

É essencial aproveitar esta data para reforçar a necessidade de se evitar mais problemas ambientais e de se preservar os recursos naturais. A mostra tem a função de sensibilizar as pessoas para valorizar as belezas da Mata Atlântica, afirma André Mendonça da Silva, gerente da unidade.

Além das fotos, o Senac expõe oito aves taxidermizadas emprestadas do acervo do Museu de História Natural Hortêncio Pereira da Silva Júnior. O objetivo da exposição desses animais é científico e educativo, uma forma de estudar a biodiversidade brasileira e de reflexão sobre a causa da morte deles.

Segundo José Carlos Simão Junior, responsável pelo Museu de História Natural, o intuito é promover a proteção do meio ambiente, bem como despertar a educação ambiental no público. Todo o nosso acervo foi montado com doações de animais mortos de zoológicos, de criadores e de animais vítimas de atropelamentos. Expor algumas espécies no Senac é uma forma de alertar os visitantes sobre a importância da conservação da flora e da fauna. E, para complementar, a iniciativa visa combater o tráfico de animais silvestres e alertar sobre os maus tratos de bichos que estão em risco extinção criados em cativeiros, com exibição de pássaros engaiolados e suas consequências. Mais uma forma de sensibilizar e despertar no público uma reflexão sobre o tema, afirma.

A exposição acontece no saguão de entrada da unidade, localizada na Praça Bernardino de Campos, 150, no Centro, e pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 21h00.

Serviço: Exposição Aves da Mata Atlântica

Data: de 4 a 8 de junho de 2018