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       Secretaria de Saúde

   Núcleo de Educação Permanente de Itapira
Contato:
Telefone: 19 39139393
e-mail: saude.ouvidoria@itapira.sp.gov.br








.::. Local de Atendimento
Centro de Atenção Integral à Saúde - CAIS
Hospital Municipal de Itapira
Casa da Cultura

.::. Público Alvo
Trabalhadores da Secretaria de Saúde de Itapira

.::. Equipe
Maria de Fátima Stringuetti. Psicóloga do Serviço Municipal de Saúde.
Valéria Agda Martucci de Lima - Coordenadora de Enfermagem do HMI

.::. Introdução

Visando constituir um sistema local de educação permanente e adequar o município de Itapira às diretrizes federais do Ministério da Saúde para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde disposta pela Portaria nº 1996 de 20 de Agosto de 2007, bem como a nível estadual, ao Plano Estadual de Educação Permanente em Saúde e Planos Regionais de Educação Permanente em Saúde foi publicado em 06 de Março de 2008, o decreto de nº 019 de 29 de Fevereiro de 2008, que designa o Núcleo de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde.

A recomendação do Ministério da Saúde é de que sejam criadas estratégias para a formação e desenvolvimento de trabalhadores do SUS no sentido de adequação e cumprimento do Pacto pela Saúde.

A educação permanente em saúde tem como objeto a transformação do processo de trabalho orientado para a melhoria da qualidade dos serviços, a equidade no cuidado e do acesso aos serviços de saúde.

É compreendida como uma proposta de ação estratégica capaz de contribuir para a necessária transformação dos processos formativos das práticas pedagógicas e de saúde na organização dos serviços.

Deve ser um trabalho articulado com toda a rede de saúde, envolvendo as esferas de gestão federal, estadual e municipal na busca da identificação de problemas cotidianos do processo de trabalho na saúde e na construção de soluções da atenção à saúde individual e coletiva.

Segundo as deliberações da 3ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (2005). "A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde deve considerar as especificidades regionais, a superação das desigualdades regionais, as necessidades de formação e desenvolvimento para o trabalho em saúde e a capacidade já instalada de oferta institucional de ações formais de educação na saúde".

"Ao pensar os processos educativos ligados à reflexão sobre as questões do trabalho, a educação permanente circuscreve um espaço próprio que se diferencia de outras intervenções educativas, pois é mister que se relacione às formas de trabalho e educação neste processo".

As interfaces do processo que abrangem a organização do mundo do trabalho e as representações sociais sobre este trabalho devem servir como eixo definidor e configurador das demandas educacionais da agenda implementada.

Assim, é essencial promover o ajuste entre os objetivos, as necessidades definidas pela demanda e as expectativas dos profissionais resultando na construção e apropriação de conhecimento para as mudanças na prática no trabalho.

As transformações sofridas nos últimos anos no mundo do trabalho e a crescente velocidade das mudanças técnicas - científicas levam à necessidade de atualização, aquisição de novas informações e continuidade no processo de educação durante toda a vida.A educação permanente parte da reflexão sobre o que está acontecendo nas práticas diárias e sobre o que precisa ser transformado.


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.::. Objetivo Geral

Fomentar e assegurar estratégias de educação permanente aos trabalhadores visando constituir uma equipe de profissionais que demonstrem pensamento crítico, capacidade de resolução de problemas combinados às habilidades técnica - científicos e princípios da humanização.


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.::. Objetivo Específico

  • Organizar agendas implementadas com critérios e formas de participação dos trabalhadores nas diferentes atividades de educação permanente e eventos, internos e externos à unidade.
  • Levantar necessidades específicas por categoria profissional para programas de capacitação.
  • Incentivar estratégias sistemáticas de supervisão e apoio das equipes interdisciplinares dos serviços que compõem a Rede de Atenção Municipal.
  • Oferecer espaços e discussões para compartilhamento das experiências e conhecimentos obtidos na prática diária que possam resultar em transformações e organizações dos serviços com melhoria da qualidade.
  • Promover monitoramento e avaliações sistemáticas a nível coletivo dos serviços prestados à população buscando contribuir para uma ação estratégica que promova a equidade do cuidado em rede e ampliação do acesso aos serviços de saúde.
  • Despertar a afirmação do protagonismo e co - responsabilização de todos os sujeitos envolvidos na produção da saúde buscando um trabalho criativo, inventivo e valorizado.
  • Integrar saberes e profissionais constituintes de equipes para planejamento e formação de projetos de saúde coletiva.
  • Obter mudanças de comportamento nas relações, hábitos e autonomia dos trabalhadores, usuários, familiares e rede social.


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.::. Metodologia

  • Organização de agendas de educação permanente que respondam às necessidades específicas por categoria profissional, inscritos nos programas de atenção básica e usuários da rede.

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